O Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) recebeu o arquiteto Marcelo Rosenbaum, na Oca Cultural da Aldeia Babaçu, na tarde da terça, 29. O arquiteto conheceu o projeto Sons da Aldeia, que ensina as crianças a produzirem instrumentos musicais tradicionais indígenas, entre outras atividades de resgate da cultura. “Uma comunidade sem cultura é uma comunidade morta”, ouviram Rosenbaum e sua equipe durante o relato da professora Marlene Rodrigues, coordenadora do projeto Sons da Aldeia.

O arquiteto Marcelo Rosenbaum, na Oca Cultural da Aldeia Babaçu. Foto: Divulgação
Crianças que já não se interessavam pelas tradições indígenas e que, ao participarem do projeto, passaram a valorizar os saberes tradicionais apresentaram, orgulhosas, a dança preparada para os visitantes.
“Para nós, como liderança, é uma alegria muito grande receber vocês aqui”, disse o cacique Josué da Silva.
Rosenbaum é um renomado arquiteto brasileiro. Desde 2010 ele desenvolve a metodologia do Design Essencial, “que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores e saberes essenciais através do design”. Com informações da assessoria