O Projeto Vida no Trânsito terá plano de trabalho em 2014 focado no tema velocidade. A meta em Campo Grande – uma das cinco cidades brasileiras participantes da iniciativa – é a redução de 6% de acidentes com mortes no trânsito, segundo a coordenação. Neste ano, o 17º Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), em parceria com a prefeitura, realizou mais de 100 blitze, nas quais foram feitas 2.472 remoções de motos, a maioria sendo conduzida por motociclista que não estava portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dados e o planejamento para o próximo ano foram apresentados na última semana durante o 2º Encontro Internacional de Parceiros do Projeto RS-10 Brasil/Vida no Trânsito em 2013, que aconteceu em Brasília, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde.
Além do 17º Batalhão – representado pela subcomandante, major Itamara Romeiro Nogueira, participaram do evento outras instituições integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), como a Secretaria Municipal de Saúde, Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a consultora do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, a campanha educativa para o trânsito para 2014 será focada na fiscalização da velocidade. “Mesmo com o foco da redução da velocidade continuamos priorizando as campanhas educativas de álcool e direção. Temos a missão de trabalhar para reduzir acidentes com feridos graves e mortes em decorrência dos acidentes no trânsito. Para isso é fundamental este planejamento integrado entre as cidades participantes e suas autoridades de trânsito”, afirmou.
Avaliação
O consultor do Ministério da Saúde do Projeto Vida no Trânsito, Otaliba Libanhie, destacou que nas cinco cidades onde existe o projeto Vida no Trânsito, incluindo Campo Grande, as mortes em acidentes foram significativamente reduzidas. Ele agradeceu às cidades que continuaram no projeto e afirmou que elas terão apoio do governo federal para qualificação de profissionais na avaliação de dados e cursos de fiscalização no trânsito.
Os principais objetivos do encontro foram os de apresentar, discutir e revisar o progresso do Projeto RS-10 Brasil/Vida no Trânsito 2013. A coordenação do projeto na Capital apresentou as ações desenvolvidas no trânsito durante o ano e fez um relato do planejamento dos trabalhos que serão realizados em 2014 com objetivo de preservar vidas e reduzir os acidentes que provocam lesões e mortes.