A cidade de Dourados sediará, pela primeira vez, o Global Game Jam (GGJ), um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos do mundo. A maratona de criação de games ocorrerá entre os dias 24 e 26 de janeiro, no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Sebrae.
O Global Game Jam é um desafio internacional realizado desde 2009 que reúne desenvolvedores de jogos de todas as partes do mundo para criar, em apenas 48 horas, games digitais ou analógicos, a partir de um tema secreto, revelado apenas no início da maratona.
Durante o desafio, palavras-chave como colaboração, inovação e experimentação são usadas para estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Com a proposta de criar um ambiente imersivo, o campus ficará aberto durante as 48 horas da maratona, período em que será oferecida estrutura de camping, chuveiro, laboratório de informática, estúdio de gravação e espaço maker.
Rodrigo Devigo, coordenador do curso superior de Jogos Digitais do IFMS e do GGJ que será realizado em Dourados, explica que a proposta é proporcionar uma experiência completa aos participantes.
“A essência das Game Jams é basicamente desenvolver um jogo em um curto espaço de tempo com um tema secreto que você descobre no dia. É uma maratona porque a resistência, seja para se manter acordado ou afiado para a entrega do jogo, é um dos atributos mais importantes que o participante deve ter. A GGJ não é uma competição, não tem prêmios, o único vencedor é a comunidade”, destaca.
Esta é a quinta edição do GGJ em Mato Grosso do Sul, sendo que as quatro anteriores foram realizadas em Campo Grande. A maratona é uma oportunidade para fortalecer a comunidade de desenvolvedores no estado.
Em 2020, o estudante Francisco José Costa Calarge, que atualmente está no quinto semestre do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais no Campus Dourados do IFMS, participou do evento em Campo Grande.
“Aquela foi a minha primeira jam, e foi uma experiência bastante esclarecedora. O grupo era grande, com 27 participantes no total, e fomos divididos em três grupos de nove. Eu era o mais novato de dois programadores no meu grupo, então fiquei mais observando. Havia muitos artistas, mas poucos computadores e ferramentas para digitalização de arte”, relembra.
Neste ano, o acadêmico participará novamente da maratona. “O mais importante é participar com amigos e criar uma experiência compartilhada”, comenta.
Como participar – O GGJ é voltado a todos que têm interesse na área de desenvolvimento de jogos e nas diversas funções envolvidas nesse processo criativo, como programadores, designers, músicos, roteiristas, professores, estudantes, criadores de conteúdo, entre outros.
Menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados por um responsável e com a devida autorização.
? A participação no evento é gratuita, e as inscrições podem ser feitas em formulário on-line.
Os organizadores esperam receber cerca de 100 participantes presenciais. Caravanas estão sendo organizadas pelo Sebrae para facilitar o deslocamento de outras cidades do estado para Dourados.
Não há previsão de premiação, considerando o objetivo do evento, de ser uma oportunidade para expandir conhecimentos, fazer networking e garantir a diversão no processo de criação.