
Na canção, o artista baiano fala sobre suas impressões ao chegar na capital paulista pela primeira vez; confira – Foto: Reprodução
Neste 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 471 anos de existência. A data foi estabelecida em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira e maior metrópole da América do Sul.
Com suas belezas e contradições, São Paulo já foi tema de muitas músicas da MPB. Para muitos críticos, a principal delas seja “Sampa”, que o baiano Caetano Veloso escreveu como um hino de amor à cidade e que acabou tornando-se realmente um hino paulistano.
Na canção, Caetano Veloso fala sobre suas impressões ao chegar em São Paulo pela primeira vez, nos anos 1960 – aos 22 anos – acompanhando a irmã Maria Bethânia, que ia estrear (e estourar!) sua carreira musical ao substituir Nara Leão no emblemático espetáculo de protesto Opinião.
Relembre trecho de “Sampa”:
“Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas“
A primeira impressão de Caetano sobre a cidade não foi das melhores. O baiano logo se deparou com a dura realidade política e a imensa desigualdade social da cidade de São Paulo.
Mas… não demorou muito para Caetano também se apaixonar pela deselegância discreta paulistana: seu coração bateu mais forte quando cruzou o principal encontro entre avenidas da cidade (a famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João como você confere na foto acima), mas também quando mergulhou de cabeça na cultura paulistana, conhecendo grandes artistas e movimentos da capital.
Entre eles:
- A cantora e compositora paulistana Rita Lee (a quem atribui justamente o título de “a mais perfeita tradução” da cidade);
- a poesia concretista de Jorge Mautner (Deus da Chuva e da Morte é o primeiro romance do poeta);
- o escritor José Agrippino de Paula (autor do livro Panamérica);
- os movimentos de vanguarda e os modernistas Oswald e Mário de Andrade;
- e o diretor Zé Celso Martinez Corrêa (do famoso Teatro Oficina, que fica no centro da cidade).
“Sampa” foi composta para um programa de TV no aniversário de SP
A canção foi composta para um programa de TV no aniversário de São Paulo, em 1978, quando Caetano já morava no Rio, e entrou para o seu o LP Muito – Dentro da Estrela Azulada, do mesmo ano.
Em entrevistas, Caetano conta que o samba-canção Ronda, música de Paulo Vanzolini, foi inspiração para criar a composição. A canção de Paulo termina com o verso “Cena de sangue num bar da Avenida São João”, que deu origem também ao primeiro verso da música de Caetano. Fonte: Nova Brasil