
Celebrado no dia 19 de fevereiro, o Dia do Esportista lembra que movimentar o corpo é fundamental para maior qualidade de vida -Foto: Divulgação
Em um mundo que oferece cada vez mais comodidades, manter o corpo ativo é um grande desafio. Assim, a prática regular de atividade física se mostra fundamental para a promoção da qualidade de vida.
Exercícios físicos e esportes trazem inúmeras vantagens, que vão além das mudanças estéticas, tendo reflexos positivos na saúde dos órgãos, na prevenção de doenças, como hipertensão e diabetes, bem como na melhora da saúde mental.
Neste 19 de fevereiro, dia em que é celebrado o Dia do Esportista, o médico Hugo Alessy, especialista em Medicina Esportiva, aproveita a data para conscientizar a população a respeito da importância da atividade física, destacando que uma vida saudável e com longividade precisa incluir a movimentação do corpo, seja em esportes coletivos ou individuais, ou treinos de ginástica em academias.
“Já sabemos que colocar o corpo em movimento traz diversos ganhos, não só pela questão estética, mas também contribui para a dimuição de diagnósticos, fortalece a imunidade e promove bem-estar mental, prevenindo não apenas doenças físicas, mas, também aquelas associadas à mente, como depressão e ansiedade, dois transtornos recorrentes nos dias atuais”, explica Alessy.
O especialista ainda chama atenção para o fato de que não é necessário dedicar muitas horas do dia para a prática esportiva e há diversas opções que podem ser encaixadas facilmente na rotina. Contudo, o médico lembra que, muito além do tempo, o é importante ter constância.
“Caminhadas ao livre, corrida, esteira ou andar de bicicleta já contam como boas práticas para o corpo e para a mente, mas, para que os resultados sejam efetivos é necessário ter disciplina e um plano de treinos constante e consistente. ”, afirma.
Por fim, Alessy lembra que uma boa prática esportiva precisa ser segura, dentro do limite suportado pelo praticante, que deve procurar o auxílio de especialistas, como médicos e educadores esportivos.
“Para que um esporte dê bons resultados, o ideal é ter acompanhamento médico, fazer exames de check up e manter uma alimentação balanceada, bem como entender os próprios limites a fim de evitar lesões e outros imprevistos”, concluiu.