![](https://www.gazetadopantanal.com/wp-content/uploads/2025/02/abelhas.jpg)
Perícia ainda não concluiu se morte foi causada apenas por choque anafilático ou também por afogamento – Foto: Ilustrativa/Reprodução
Antônio Carlos Roda, de 50 anos, carinhosamente conhecido como Carlinhos Paraguai, morreu no último sábado (8) após sofrer um ataque de abelhas e pular em um lago para escapar. O caso aconteceu em Figueirão, município localizado na região centro-norte de Mato Grosso do Sul.
Conforme consta no boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada pelo Hospital Municipal de Figueirão, por um funcionário que informou a entrada de um indivíduo que havia sofrido ataque de abelhas em uma fazenda.
Ao chegar no local, a polícia foi informada de que a vítima não resistiu e morreu.
A médica plantonista informou que a causa da morte foi “choque anafilático não especificado”, e que não poderia confirmar se essa foi a única causa da morte, sendo que a vítima também pode ter sofrido afogamento.
O corpo passará por perícia, que irá concluir o laudo.
Prefeitura se solidariza
A Prefeitura Municipal de Figueirão publicou uma nota se solidarizando com familiares e amigos da vítima, destacando que Carlinhos Paraguai era trabalhador rural de uma família tradicional do município. Confira o texto na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Figueirão se solidariza com a família e amigos pelo falecimento de Antonio Carlos Roda, ocorrido ontem (08/02), numa fazenda, devido ataque de abelhas.
Carlinhos Paraguai, como era conhecido, trabalhador rural, de família tradicional de Figueirão.
O velório está acontecendo na veladoria municipal e será sepultado hoje (09/02), as 11h, no cemitério local.
Nesse momento de dor, prestamos nossas condolências aos familiares”, diz publicação.
Quais são os riscos da picada de abelha?
No geral, a picada de abelha é uma experiência dolorosa que pode desencadear reações leves e transitórias, como inchaço, vermelhidão e coceira intensa.
Em casos raros, no entanto, a picada de abelha pode causar uma reação alérgica grave chamada de anafilaxia. A anafilaxia é uma reação do sistema imunológico que pode ser fatal, caso o indivíduo não seja socorrido imediatamente.
O que fazer após ser picado por uma abelha?
Se você for picado por uma abelha, siga estas orientações:
Remova o ferrão o mais rápido possível. Use algum objeto não pontiagudo, como uma faca de mesa limpa (se possível, passe álcool antes de usar).
Lave a área da picada com água e sabão.
Aplique uma compressa fria ou gelo na área da picada para reduzir a dor e o inchaço.
Se houver coceira, um medicamento antialérgico pode ajudar a reduzir o desconforto.
Reação anafilática: quais são os sintomas?
A reação anafilática ou anafilaxia é uma reação alérgica do organismo que, sem tratamento, pode, em alguns casos, levar à morte. Os principais sintomas são:
Dificuldade para respirar;
Queda na pressão arterial;
Edema no rosto, olhos, boca e língua;
Desmaio;
Náuseas.
Se você apresentar algum desses sintomas após uma picada de abelha, procure atendimento médico imediatamente. E, se você presenciar alguém tendo esse tipo de reação, acione socorro médico imediatamente. Esta é uma emergência médica: não ofereça nada para a pessoa comer ou beber e tente manter as vias aéreas desobstruídas.
Quando procurar atendimento médico?
Busque atendimento médico imediato se, após uma picada de abelha, você apresentar sintomas graves, como dificuldade respiratória e inchaço, que podem ser sinais de anafilaxia.
Se a área picada segue dolorosa, quente e vermelha após alguns dias, sem apresentar melhora, também é importante buscar orientação médica, pois pode haver uma infecção na pele. Fonte: Correio do Estado