GOVERNO_DENGUE_ABRIL 2025

 

Início » ‘Só Delas’, uma pescaria diferente e animada no Pantanal

‘Só Delas’, uma pescaria diferente e animada no Pantanal

por Redacao
0 comentário

Foto: Reprodução/Lugares

No último fim de semana, de 10 a 13 de abril, o município de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, sediou um evento de pesca feminina no Rio Paraguai, um evento que vem ganhando cada vez mais adeptas no mundo desse esporte de muitas emoções.

A pescaria “Só Delas”, que nasceu de um grupo de 13 amigas da cidade, hoje reúne 48 mulheres não só de Porto Murtinho, mas de Bonito, Dourados, Taquarussu, Nova Andradina, Campo Grande, Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

A primeira edição desse encontro de mulheres apaixonados por uma pescaria aconteceu em 2022 e, de lá pra cá, passou a ser realizado todo mês de abril, sempre crescendo.

“Estávamos reunidas em uma tarde festiva e tivemos essa brilhante ideia de montar um grupo de pesca feminina. Daí, surgiu a ‘Pescaria Só Delas’. Desde então, a cada ano, mais amigas são convidadas a participar”, explica a turismóloga Silvia Pinese, uma das 13 amigas do grupo original.

“Mesmo crescendo, a gente continua com a essência inicial, que é reunir amigas para pescar, dar boas risadas e contemplar a natureza de forma sustentável. A preservação ambiental é uma das nossas bandeiras. Pelo fato de abril ser o mês da prevenção contra a crueldade animal (Abril Laranja), o uniforme do evento este ano levou essa cor.”, completa.

Muito além da pescaria

Thiara Domitila, uma das três organizadoras da edição de 2025, destaca que a pesca esportiva é uma atividade turística importante e que todo o evento foi baseado no ‘pesque e solte’.

“É uma atividade que movimenta a economia e promove o desenvolvimento local. E todo peixe que foi pescado foi solto. Filmávamos tirando do rio, pesávamos, medíamos e devolvíamos para a água.Tivemos três equipes campeãs: Serias do Pantanal com a categoria Peixe mais Pesado, um jau de 12 kg e 98 cm, a categoria Maior quantidade de peixes ficou para a Equipe Destemidas, que pegou 3 barbados e 1 Jurupoca de medida e a Equipe Mete Marcha levou o troféu da Equipe Mais Animada. Mesmo com um final de semana de muita chuva no Pantanal, nada impediu a mulherada de ir para o rio pescar, foi um evento lindíssimo e marcante.”, celebra Thiara.

Realizada pelo segundo ano consecutivo na Pousada Pantaneira Foz do Rio Apa, localizada à beira do Rio Paraguai, a 4ª edição do evento, este ano, teve 16 equipes de três integrantes. Além da pescaria, o evento também contempla os momentos de descontração e festa. Todas as noites foram animadas com muita música ao vivo da dupla feminina Jack & Ellen.

“Na primeira noite, a pousada ofereceu uma festa de boas-vindas com direito a queima de fogos, bar de drinks, já segunda e terceira noites, foram festas temáticas, festa na piscina e noite pantaneira, com direito a traje a rigor. Cada equipe recebeu um kit pescaria contendo camiseta, mochila, viseira e repelente. Além disso, a pousada presenteou as pescadoras com um kit proteção, que tinha óculos, protetor solar, protetor labial, kit ressaca, e lindas bandeiras com o logotipo do evento e o nome de cada equipe.” Explica Nadia Dias, uma das organizadoras.

“Um tempo só para mim”

Para algumas mulheres do grupo, o evento foi a porta de entrada para a pesca esportiva. “Nunca tive interesse em pesca, mas tenho uma amiga que em 2024 foi convidada a participar da ‘Só Delas’ e me convidou. Topei e fomos. Foi maravilhoso”, conta a advogada Mariana Nunes, 26 anos, moradora de Dourados. “Me apaixonei de verdade! É inexplicável a paz, a empolgação e realização de ir pescar e fisgar o peixe”, complementa.

Já a fisioterapeuta campo-grandense Kaciane Corrêa Mochizuke, 43 anos, afirma que estar no Pantanal com amigas é uma oportunidade de se reconectar. “Tenho o coração fincado há 20 anos em Porto Murtinho. E participo da pescaria ‘Só Delas’ porque ali eu me reconecto com o que há de mais bonito: a força das mulheres, a alegria verdadeira, a emoção da pesca esportiva e o nosso Pantanal, que é um pedaço da minha alma!”

“Essa pescaria é um dos momentos mais esperados do ano. Sempre gostei de pescar. Pescava com a família e desde então o rio faz parte da minha história. Mas foi quando entrei na ‘Só Delas’ que descobri um outro lado da pescaria: aquele que é só meu. Um tempo só pra mim. É o meu momento de desligar do mundo. Só eu, o rio, a natureza e um monte de mulheres incríveis vivendo a mesma vibe”, testemunha a enfermeira Estela da Silva Neves Elias, 39 anos, residente em Porto Murtinho. Fonte: Lugares.eco

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal