GAZETA_ESTADO DO PANTANAL

 

Início » 2º Workshop Regenera Cerrado apresenta os impactos da agricultura regenerativa

2º Workshop Regenera Cerrado apresenta os impactos da agricultura regenerativa

Com inscrição gratuita, o evento reúne produtores e pesquisadores para a divulgação dos resultados de estudos científicos sobre as práticas sustentáveis na produção agrícola

por Redacao
0 comentário

Fazenda do Grupo Kompier, que faz parte do projeto. Foto: Wanderson Manenti

O 2º Workshop do Projeto Regenera Cerrado será realizado no dia 29 de agosto de 2024, das 8h às 13h, no auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Rio Verde-GO. O evento é gratuito e está com inscrições abertas que podem ser feitas no link: https://bit.ly/2workshopregenera.

Voltado para produtores rurais, profissionais do agronegócio, comunidade acadêmica, pesquisadores, estudantes e público interessado em acompanhar os avanços da agricultura regenerativa no sudoeste goiano, o workshop irá destacar os principais resultados das pesquisas científicas em andamento nas fazendas participantes do Projeto Regenera Cerrado.

Na programação do evento, pesquisadores de renomadas instituições brasileiras estarão ao lado dos produtores rurais para apresentar, com evidências científicas, os impactos das práticas de agricultura regenerativa adotadas nessas fazendas.

Será uma oportunidade de entender como sistemas produtivos mais sustentáveis podem interferir nos custos de produção, na qualidade do solo, no controle de pragas e doenças e na preservação da biodiversidade, conforme as comprovações cientificas do projeto.

A liderança do Brasil no uso de bioinsumos e a nova lei de agrotóxicos serão os temas destacados na palestra magna que será conduzida pelo presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Eduardo Martins.

No painel sobre economia, com a análise dos custos de produção agrícola e rentabilidade nos sistemas regenerativos e tradicionais, Erick Van Den Broek está entre os produtores participantes. Ele irá compartilhar a experiência da Fazenda Tropical, destacando o impacto de práticas mais sustentáveis no orçamento do negócio.

“Além de levantar dados relevantes para mostrar se há fundamento em nossas práticas de agricultura regenerativa, o projeto contribui nesta avaliação da parte financeira do negócio. É importante saber se essas ações ajudam a reduzir os custos e nos proporcionam maior independência em relação ao uso de químicos e de importados”, destaca Erick.

O produtor reforça que o projeto tem desempenhado um papel fundamental na jornada de aprendizado de produtores e de pesquisadores sobre a agricultura regenerativa. Ele acrescenta que as expectativas são grandes para o 2º Workshop do Projeto Regenera Cerrado, pois parte significativa do conhecimento gerado nas pesquisas será revelada durante o evento.

Para o Dr. José Oswaldo de Siqueira, professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e membro da diretoria executiva do Instituto Fórum do Futuro, o evento é um marco do Regenera Cerrado, que integra agricultores, que já praticam esse sistema de produção ou estão fazendo a transição, e um grupo multidisciplinar de pesquisadores que empregam as metodologias mais avançadas que se tem para monitorar, avaliar e analisar criticamente os pilares da agricultura regenerativa.

“O 2º Workshop do Projeto Regenera Cerrado facilitará a discussão dos resultados concretos, das evidências científicas, dos benefícios da adoção da agricultura regenerativa e permitirá uma integração da visão holística que esse novo modo de produzir exige. Será uma oportunidade de avaliar o estágio que nós conseguimos alcançar para prover as evidências de que esse é o caminho, o futuro da agricultura, especialmente na região do Cerrado”, ressalta Siqueira.

Embora o evento seja gratuito, as vagas são limitadas. Por isso, é importante que os interessados em participar do 2º Workshop do Projeto Regenera Cerrado garantam logo a inscrição. A programação completa do evento está disponível no link: https://bit.ly/2workshoppalestras.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal