
1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Miranda – Foto: Redes Sociais
o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi realizada na manhã desta terça-feira (08), no plenário da Câmara Municipal de Miranda. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes de diversos setores e trabalhadores para refletir, debater e propor ações que fortaleçam a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A conferência é parte da etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual e a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá em agosto deste ano. A realização ficou a cargo do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
A solenidade de abertura, compuseram a mesa a vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro Perez, que representou o prefeito Fábio Florença; a Secretária Municipal de Saúde, Kellen Medeiros Venciguer; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Viviane Brêda; o Coordenador Técnico das Equipes Multidisciplinares da Saúde Indígena, Polo Base de Miranda,

Vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro Perez – Foto: Redes Sociais
Éder Nimbú Pereira; a palestrante convidada, Silvana Fontoura Dornelles, assessora de educação, gestão e planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande; a Defensora Pública Maria Clara de Moraes Porfírio; a vereadora Rose da Saúde; e o vereador Paulinho Cabeça de Onça. Também houve apresentação cultural da autora Marta Céu.
sua fala, a palestrante destacou que a saúde do trabalhador e da trabalhadora deve ser tratada não como privilégio, mas como direito humano fundamental, garantido por normas nacionais e internacionais, além da própria Constituição Federal.
Após a abertura, os trabalhos da conferência foram iniciados com uma atividade laboral conduzida pelo fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Danilo Arguelho. Em seguida, a psicóloga Luciana Bispo, também da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma dinâmica de grupo com os participantes.
Na sequência, foram apresentados os eixos temáticos da conferência. Os debates abordaram a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde laboral, e a importância da participação popular no controle social da saúde.
Ao final do encontro, os participantes elaboraram propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, além da eleição dos delegados que representarão o município. Com informações da Prefeitura de Miranda